Inicial > Economia > Salário de trabalhador sem carteira sobe 5 vezes mais; entenda os motivos

Salário de trabalhador sem carteira sobe 5 vezes mais; entenda os motivos

25/08/2011-16h57

Salário de trabalhador sem carteira sobe 5 vezes mais; entenda os motivos

Maria Carolina Abe

Do UOL Economia, em São Paulo

Dados do IBGE mostram que, em média, os trabalhadores sem carteira assinada tiveram em julho um aumento de renda até cinco vezes maior do que quem trabalha com carteira assinada.

Os empregados com carteira, no setor privado, receberam,em média, R$ 1.480,30 em julho, um aumento de 1,3% na comparação com junho, e de 2,5% ante o mesmo mês do ano passado.’

Já aqueles que não têm carteira assinada receberam,em média, R$ 1.272,30 em julho, e viram seus rendimentos crescer, 6,9% em relação ao mês anterior, e 12,2% em relação a julho de 2010.

Os dados foram divulgados nesta quinta-feira (24) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Segundo o gerente da pesquisa do IBGE, Cimar Azeredo, uma das explicações para isso é que mais profissionais de baixa renda estão sendo contratados com registro. Isso reduz a média geral de salários dessa faixa.

O professor de Finanças do Ibmec-RJ, Gilberto Braga, lembra que o setor de serviços foi um dos que mais cresceram na economia. Essa área tem tradicionalmente uma parte considerável de profissionais sem carteira assinada, como é o caso de mecânicos, eletricistas e domésticas. Como houve mais movimento, eles também passaram a ganhar mais.

Além disso, devido à escassez de certos tipos de profissionais –como domésticas, por exemplo– o mercado também precisou oferecer salários mais altos.

Finalmente, Braga diz que foi preciso elevar a remuneração de quem não tem carteira assinada para “competir” com o pacote de auxílio do governo. “É preciso oferecer mais dinheiro para uma pessoa que recebe o bolsa-família, por exemplo, para valer a pena ela sair de casa para trabalhar.”

Mas ele faz uma ressalva: “Não necessariamente quer dizer que as pessoas sem carteira assinada ganham mais, mas sim que o crescimento da renda delas foi maior”.

(Com informações do Valor)

Anúncios
Categorias:Economia
  1. Nenhum comentário ainda.
  1. No trackbacks yet.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: